Meu filho tem o saquinho aumentado. Pode ser Hidrocele?
E, por que o saquinho da criança incha?
A Hidrocele é um acúmulo, uma coleção de liquido entre 2 camadas que se estendem do abdome ao saquinho e recobrem o testículo (camadas parietal e visceral da túnica vaginal)
A hidrocele primária (ou comunicante), que é típica da criança, se dá quando há uma comunicação persistente entre as camadas.
Na hidrocele só há a passagem de fluidos, já na hérnia, ha uma grande comunicação e permite assim, a passagem do conteúdo do abdome (gordura abdominal, alças de intestino).
Sabe-se que naturalmente essa comunicação persiste em aproximadamente 80-94% dos recém-nascidos e em até 20% dos adultos.
O momento exato do fechamento espontâneo do processo vaginal não é conhecido.
A descrição clássica de uma hidrocele comunicante é a de um aspecto do saquinho que flutua em tamanho. Pela manhã está murchinho e, no fim do dia, ou após esforços (choro, tosse, deambulação) aumenta.
Já as hidroceles não comunicantes acontecem por um desequilíbrio entre a secreção e a reabsorção desse fluido. Podem acontecer pós pequenos traumas, torção testicular, epididimite, cirurgias como de varicocele ou podem aparecem como uma recorrência após o a cirurgia para correção de uma Hidrocele comunicante ou não comunicante
Toda hidrocele é igual?!
Não!
Como já dissemos, a hidrocele pode ser comunicante ou não comunicante
E dentro das comunicantes há ainda outras subclassificações:
Olha esse esquema abaixo retirado de Campbell – Wash Urology 12th edition . Ele mostra a relação entre as túnicas e o testículo.
No desenho A temos o aspecto normal, já ocluído do das túnicas.
Já nos demais temos:
B- Hidrocele comunicante com abertura / permeabilidade completa do processo vaginal. Aqui, essa comunicação complete aumenta a chance de evoluírem para hérnia
C- Hidrocele de cordão ou Hidrocele de funículo (com fechamento distal do processo vaginal),
D- Hidrocele encistada do cordão.
Como descobrir que meu filho tem Hidrocele?
Normalmente são notados aumentos no tamanho do saquinho durante uma troca de fralda ou mesmo na consulta com pediatra. Não há dor relacionada!!!
Na maioria dos casos, o exame físico é suficiente para confirmar o diagnostico de hidrocele
A transiluminação do escroto (colocar uma luz contra o saquinho) confirma a hipótese de Hidrocele, como na imagem abaixo, retirada de Scrotal Ultrasound Is Not Routinely Indicated in the Management of Cryptorchidism, Retractile Testes, and Hydrocele in Children.
Se restarem dúvidas no exame físico ou acontecer um crescimento rápido, atípico, com dor, vermelhidão ou qualquer outro sintoma, sugere-se a realização de Ultrassom escrotal com doppler (o Doppler é uma ferramenta dentro do ultrassom que vê a presença de fluxo sanguíneo)!
Como tratar hidrocele infantil?
Na maioria dos meninos pequenos, com menos de 1 ano (12 meses) o tratamento cirúrgico da hidrocele não é indicado porque há uma chance muito grande de resolução espontânea.
Agora, a história natural da hidrocele é pouco documentada depois dos dois anos de idade, a partir daqui a chance de resolução espontânea é pequena!
Quando há o surgimento tardio da hidrocele, por exemplo após pequeno trauma, pós quadro de infecção, ou mesmo pós cirúrgica, recomenda-se esperar cerca de 6 a 9 meses para uma possível resolução espontânea, que pode chegar até a 75%
Quando há necessidade de operar de Hidrocele?
A cirurgia precoce (ou antes de 12 meses) é indicada se houver suspeita de hérnia inguinal concomitante ou alguma outra alteração testicular atípica, como por exemplo o testículo criptorquidico, aquele que não se localiza no saquinho.
Também passa a ser indicação de cirurgia, a persistência da hidrocele além dos doze meses de idade ou quando há aumento progressivo do tamanho escrotal durante a observação.
E qual é o risco da cirurgia?
Em qualquer cirurgia lidamos com riscos. Para a correção da hidrocele ou hérnia são riscos possíveis: sangramento, infecção local, dor, recorrência da hidrocele / hérnia e lesão ao cordão testicular.
Felizmente, com cirurgiões experientes, a incidência de lesão testicular durante cirurgia de hidrocele ou correção de hérnia inguinal é muito baixa (0,3%).
Qual o perigo da hidrocele?
Uma hidrocele simples, em que o testículo não seja criptorquidico, ou seja, uma hidrocele em que o testículo está localizado na bolsa não traz riscos ao desenvolvimento do testículo e também não prejudica a fertilidade futura.
A hidrocele raramente traz complicações e poucas evoluem a hérnia com risco de encarceramento.
Assim, se houver mudança no aspecto do escroto da criança, com dor, náuseas, vômitos, enduramento, mudança de cor e temperatura no escroto devem ser imediatamente avaliados.
Ahh, esse texto é só um resumo!
Ficou com duvidas? Traz seu filho para avaliação!! Lembre-se que nada substitui a consulta médica!