Diagnósticos

Conheça alguns dos diagnósticos com os quais lidam os urologistas pediátricos :

Disfunções miccionais na criança

Se sua criança faz xixi na cama – “enurese noturna” –, tem urgência ou incontinência urinária durante o dia, talvez ela precise de tratamento. Mudanças de hábitos, terapias comportamentais e medicamentos podem ser necessários.

Refluxo vesicoureteral, ureterocele, megaureter, estenose da junção ureteropiélica (JUP) e outros

Tratam-se de alterações do ureter que acometem meninos e meninas e que podem ser inicialmente diagnosticadas como hidronefrose antenatal, mas que merecem avaliações e diagnóstico preciso da causa. Algumas podem ser seguidas apenas com uma pequena dose de antibiótico diário, outras podem precisar de cirurgia para correção.

Hipospádias e demais desordens da genitália masculina e feminina

A hipospadia é uma condição que acomete 1 a cada 250 meninos nascidos vivos. A abertura do canal do xixi não esta localizada na glande e o pênis pode ainda apresentar curvaturas e falta de prepúcio (pele) na parte ventral do pênis.

Crianças ainda podem ter genitálias ambíguas. Se isso acontecer, o sexo da criança será definido antes de deixarem a maternidade e correções serão feitas no tempo indicado

Válvula de uretra posterior

Essa condição acomete apenas meninos. Uma grande suspeita se dá quando a criança apresenta dilatação renal bilateral antenatal. Esse diagnóstico necessita ser confirmado logo após o nascimento e antes de deixarem a maternidade. Intervenções e diagnósticos tardios podem levar a perda da função renal.

Testículos ectópicos, criptorquidicos

São os testículos que não são palpáveis na bolsa escrotal. Precisam ser diagnosticados e corrigidos cirurgicamente.

Fimose

É quando não se consegue expor a glande do pênis. Nem sempre cirurgia faz-se necessária.

Varicocele

É uma dilatação das veias pertencentes ao cordão que segura e nutre os testículos. A varicocele tem semelhanças com as varizes das pernas. Pode ser uma causa que leva a diminuição da produção de espermatozóides e consequentemente, pode causar infertilidade.

Litíase renal

É a pedra nos rins. Embora não seja tão comum na criança quanto no adulto, os números de crianças e adolescentes diagnosticados com cálculos vem aumentando.

Tratamento de doenças malignas do rim, testículo, bexiga e adrenal

O tumor na criança varia com a idade. Tumor de Wilms e neuroblastoma são comuns na primeira infância, assim como o rabdomiossarcoma. Tumores de testículo acometem em maior numero a população adolescente, mas também em bebês, crianças e pré-adolescentes. Procure um médico o mais rápido possível se notar aumento de volume abdominal, testicular, sangramento na urina, perda de peso acelerado ou febres constantes. Esses sintomas entre outros merecem uma investigação.

Bexiga neurogênica

Crianças com mal formações da coluna como mielomeningocele ou espinha bífida precisam de seguimento urológico bem de pertinho. A bexiga pode precisar de ajuda para ser esvaziada ou de medicamentos para tratar elevadas pressões. Se não tratados, podem levar a perda da função renal.

Quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Envie um e-mail para uropediatria@veridianaandrioli.com.br