Desenvolvimento Sexual Secundário Masculino

Desenvolvimento Sexual Secundário Masculino

Como é o desenvolvimento do corpo do menino a homem!?

O corpo da gente muda conforme crescemos e envelhecemos.

Veja só que interessante … no primeiro ano de vida conseguimos notar grandes mudanças! A criança nasce com cerca de 3 quilos e no final do primeiro ano já se espera um peso de aproximadamente 10 quilos. Consegue ficam em pé, andar. Muitas são as mudanças em um intervalo de tempo relativamente curto… 

E essas mudanças vão acontecer ao longo do nosso desenvolvimento…cada fase da vida é particular e especial.

E a adolescência também é.

Vamos já combinar que isso aqui é só um resumo…. e não vale como diagnóstico.

Quando consideramos adolescência!?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos.

Tipicamente os sinais físicos de puberdade (surgimento de pelos, desenvolvimento do genital, crescimento, menstruação e outros) começam a surgir no sexo masculino entre 9 e 14 anos e no sexo feminino entre 8 e 13 anos.

Mas a mudança não é só no corpo.

Mudam as atitudes, os questionamentos, a sua relação com o próximo e consigo mesmo.

É uma época frequentemente cheia de dúvidas, de incertezas, e medos.

Cada um vai formando o seu caráter e aqui há influencia direta do seu ciclo de convivência. Pais, religião, crenças, amigos, profissionais da área de saúde e ensino, todos devemos apoiar e ajudar o adolescente nessa caminhada.

Precisamos falar abertamente de educação sexual com nossos filhos! Ensinar é a melhor forma de protegê-los!!

Vamos falar nas mudanças físicas do adolescente do sexo masculino?!

Além do crescimento em altura, do ganho de massa muscular da mudança de cheiro e de voz, avaliamos os desenvolvimentos dos caracteres sexuais secundários – pelos pubianos, crescimento peniano e testicular – pelos estágios de Tanner como mostramos na tabela abaixo.

A gente só considera que o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários está completo, quando o menino atinge o estagio V (5) de Tanner.

Meu filho já está todo desenvolvido, mas acha que o pênis dele é pequeno? Como saber se está tudo bem??

Primeiro, cada um tem seu corpo e suas particularidades e ninguém é igual a ninguém. Nada de comparações!!!

Há várias formas de apresentação do pênis e da bolsa testicular. Alguns meninos apresentam um aumento da gordura supra púbica ou mesmo uma transposição da linha do pênis, o que pode dar um aspecto “embutido “ao pênis, e esse parecer menor.

Se há duvidas quanto ao desenvolvimento ou tamanho do pênis, leve seu adolescente em consulta … La faremos um exame físico detalhado, que incluem medidas do tamanho testicular, do comprimento e diâmetro do corpo do pênis e assim iremos avaliar a normalidade do genital.

Uma forma possível é realizar as medidas penianas e testiculares é coloca-los em curvas de crescimento, como a abaixo, retirada do artigo: “ Growth and Development of Male External Genitalia A Cross-sectional Study of 6200 Males Aged 0 to 19 Years” Arch Pediatr Adolesc Med.2010;164(12):1152-1157

                       A medida do volume testicular também pode ser feita por meio de orquidõmetros (Orquidômetro de Prader), como demostrado abaixo. O ultrassom também pode dos ajudar, mas não é obrigatório na nossa avalição geral

Será que eu tenho / meu filho tem pênis pequeno?!

A medida do pênis varia se em estado flácido ou em ereção!

O máximo do comprimento e do diâmetro do pênis se dá com o pênis enrijecido, ou seja, em ereção!

O pênis realmente pequeno – ou micro pênis – é raro e geralmente se apresenta em pacientes com outras alterações, sejam elas metabólicas, genéticas ou outras malformações.

Traga seu filho para consulta, ou, se você é adolescente e está lendo esse texto, peça para seus pais agendarem uma consulta!

Vamos juntos esclarecer suas dúvidas!!

Se não se sentir preparado/ a como pai/ mãe, não tenha vergonha em pedir ajuda. Conte com a gente!

Give a comment