O que é hipospádia?

O que é hipospádia?

Hipospádia é uma má formação peniana, comum na população e que acomete 1 para cada 250 meninos nascidos. Caracteriza-se pela localização anormal da uretra (do canal que sai o xixi), que pode estar próxima a glande ( cabeça do pipi) ou até abaixo do escroto . Pode ainda apresentar -se com curvatura do corpo do pênis e falha no fechamento do prepúcio, se mostrando com a presença de um capuchão de pele dorsal.

À esquerda: Possíveis locais onde o meato uretal pode estar I À direita: Termos referentes as distâncias.

O que aconteceu para meu filho ter hipospádia?


Vocês não têm culpa de nada!

Ainda não conseguimos identificar uma causa única ou com maior relação no surgimento da hipospádia. Diversos estudos têm procurado respostas, incluindo a exposição materna a alguns fatores ambientais, mas nada foi confirmado de forma consistente.

Hipospádias, principalmente as menos complexas, frequentemente acontecem sem relação com outras más formações, entretanto, exames complementares podem ser solicitados quando se evidenciam outros sinais de má formação, como, por exemplo a não palpação dos testículos no exame físico.


hÁ ALGUM CUIDADO ESPECIAL A SER REALIZADO APÓS O NASCIMENTO?


Não. Os cuidados são os habituais do recém nascido e crianças sem aliterações genitais.


Toda hipospádia precisa ser corrigida?


A resposta é não. 

Hipospádias leves não necessariamente precisam de cirurgia.

Entretanto, a depender da localização da uretra ou do grau de curvatura peniana, pode-se necessitar de correção cirúrgica para se promover função sexual e urinária normal.


Qual a melhor idade para correção da hipospádia?


A cirurgia pode acontecer em qualquer idade, entretanto, é frequentemente realizada entre os 6 e 18 meses.

Nessa idade temos uma rápida recuperação, além de não apresentarem lembranças do procedimento cirúrgico.


Tratamento


Existem diversas técnicas para correção de hipospádias.

A escolha dependerá do tipo de hipospádia e pode ser necessário o uso de hormônios para melhor desenvolvimento da glande e do corpo do pênis.
Pode ser necessário a realização de cirurgia estagiada, ou seja, múltiplos procedimentos para adequada correção peniana, e essa acontece principalmente nas hipospádias mais complexas.


Os objetivos da cirurgia


A cirurgia de correção de hipospádia, tem como objetivo principal o restabelecimento funcional do pênis. Para tal, vamos corrigir as curvaturas penianas e trazer o meato uretral (o canal por onde sai o xixi) para sua localização anatômica no topo da glande ou o mais próximo possível.


Tempo de cirurgia, internação e recuperação pós cirúrgica


A cirurgia leva algumas horas, obviamente, será mais extensa a depender da complexidade da hipospádia.
Em crianças, sempre realizamos anestesia geral e podemos associar um bloqueio locorregional, que pode ser uma anestesia peridural ou anestesia local.
A depender do tipo de cirurgia e da recuperação anestésica, vocês poderão ir embora no mesmo dia, algumas horas após o completo acordar do seu filho.

Se a cirurgia for prolongada ou mais complexa, possivelmente ficarão no hospital por até 7 dias.

Após a cirurgia seu filho poderá ter uma sonda ou um de tubo de hipospádia saindo pelo canal da urina. Essa poderá ficar por um período de 2 a 14 dias, o que permite que a nova uretra, criada durante a cirurgia cicatrize de forma adequada.


Quase sempre as crianças vão para casa ainda com essa sonda, que retiramos em consultório.

Após a cirurgia o pênis ficará inchado e poderá ter áreas de hematomas. Leva algumas semanas até meses para o retorno ao aspecto normal do pênis.


Complicações


Geralmente, as cirurgias de hipospádia tem bom resultado. Entretanto podem acontecer complicações como o surgimento de fistulas (buraquinhos no trajeto da nova uretra que “vazam” urina e pode-se notar durante o xixi, 2 diferentes jatos de urina), estreitamento da abertura do canal da uretra, abertura da área de cirurgia em qualquer lugar do corpo do pênis até a glande (deiscência da glande), podendo aqui voltar a ter o aspecto e a localização do canal do xixi como antes da cirurgia. Outras cirurgias podem ser necessárias para correção dessas complicações.

Give a comment