Será que meu filho tem Fimose?

Será que meu filho tem Fimose?

Primeiro, vamos começar mostrando a anatomia externa da região genital do menino.

Anatomia externa da região genital do menino.

Assim, no bebê recém-nascido do sexo masculino e que tem adequada formação do pênis, há sempre uma fimose fisiológica, ou seja, a glande é coberta pela pele (que se chama prepúcio).

Essa pele é inicialmente não retrátil e se apresenta unida a glande pela mucosa interna do prepúcio. Essa união também é fisiológica, e chamam-se aderências balanoprepuciais.


Então, o que é fimose?


Define-se fimose como a não retração do prepúcio, ou seja, a não exposição da glande.  Essa classifica-se em fimose fisiológica (ou primária) e fimose patológica (ou secundária).

Na fimose fisiológica a pele do pênis é saudável, não tem áreas de cicatrizes.
As vezes, para acelerar o processo de exposição da glande, podemos utilizar de alguns cremes com corticoide com taxa de sucesso em torno de 80% e recorrência em cerca de 17% dos meninos. (Imamura E. Phimosis of infants and young children in Japan. Acta Paediatr Jpn 1997; 39:403)

As aderências balanoprepuciais separam-se de forma lenta, gradual e espontânea e acontecem auxiliadas pelas:

  • Ereções naturais
  • Leves trações do prepúcio durante o xixi e higiene diária
  • Acúmulo de esmegma (aquela “cera” branquinha que acumula por debaixo da pele)
  • Influência hormonal

Já na fimose patológica, a pele externa tem dificuldade de ser retraída porque apresenta cicatrizes. Aqui os cremes de corticoide não costumam mostrar benefícios.


Como cuidar da pele do pênis?


O cuidado adequado para um pênis que não foi operado é bem simples!

Durante a higiene das fraldas, tente movimentar a pele do pênis muito levemente.


Não force!


Se o prepúcio não desce sozinho não force para limpar.

Para as crianças que já apresentam coordenação motora devem ser ensinadas a retrair suavemente seus próprios prepúcios durante o xixi ou banho, sempre lembrando de recobrir a glande após.

As aderências não precisam e não devem ser descoladas de forma manual… então, nada de “estourar a fimose” …

 A retração forçada do prepúcio cria microrrupturas na pele que deveria se retrair, causando cicatrizes que podem eventualmente causar a formação de um anel fimótico, e tornando uma fimose fisiológica em patológica.

O prepúcio pode ser limpo durante o banho de rotina. Utilize somente água e sabão neutro. Não utilize sabonetes íntimos. Eles podem modificar o pH da região e causas inflamações ou o aumento da susceptibilidade a infecções.

Lembre-se sempre de recobria a glande!

Se a pele ficar “presa” abaixo da glande e não conseguir ser trazida de volta a posição natural, temos uma urgência em pediatria, a parafimose.

Parafimose

Aqui a glande fica permanentemente exposta e a pele de prepúcio se mostra presa e inchada. Pode-se notar ainda edema de glande.
Esse evento acontece quando se deixa a pele do prepúcio por muito tempo retraída.
Não hesite em procurar um pronto socorro se isso acontecer!


A pele do pênis está vermelha, o que pode ser?


Essa é mais uma causa recorrente de procura pelo pronto socorro.
A suspeita aqui é um processo de inflamação ou infecção da pele do pênis, chamada de balanites ou balanopostites.

Balanite ou Postite é a inflamação apenas da pele externa do pênis (prepúcio).

Já a balanopostite envolve sinais inflamatórios tanto da glande como da pele do prepúcio, assim, apenas meninos que não foram submetidos a postectomia (ou circuncisão) poderão apresentar balanopostite.


As principais causas desses processos são:

  • Infecciosas (bacteriana, fúngica e viral)
  • Traumáticas (trações forçadas da pele)
  • Irritativas (cremes, sabonetes, medicamentos)

Então, será que meu filho precisa da cirurgia?


A “cirurgia da fimose” é chamada de postectomia ou circuncisão e muitos pais optam por cirurgia por questões religiosas ou ainda desejo familiar!

A grande maioria dos meninos tem completa retração da pele por volta dos 16 anos e, em termos médicos,   a única indicação absoluta  para a cirurgia é a presença de fimose patológica.  (European Association of Urology 2020 edition Guidelines- Update March 2020). São indicações relativas à presença de quadros de balanite e balanopostites de repetição ou no insucesso da retração da pele do prepúcio!

Give a comment